quinta-feira, 11 de junho de 2009

Igreja Metodista em Cataguases – 115 anos de Vida e Missão

Pr. Otávio Júlio Torres

Igreja Metodista em Cataguases

Maio de 2009



Há 115 anos, em 09 de fevereiro de 1894, chegava à cidade de Cataguases o reverendo Felippe Relave de Carvalho e, com ele, a Igreja Metodista. Segundo José Carlos Barbosa, “a decisão de abrir trabalho metodista em Cataguases foi tomada na Conferência Distrital de Minas, realizada em Ubá entre os dias 11 a 13 de janeiro de 1894”. Mas é na data de 13 de maio de 1894 que se inaugura o salão de cultos em Cataguases, sob a direção do reverendo Felippe. Se intalava, definitivamente, o protestantismo na cidade de Cataguases, ainda que sob forte perseguição religiosa e social.

Após 115 anos de história em Cataguases, a Igreja Metodista realiza seu trabalho missionário a partir de seus templos em diversos bairros da cidade. O templo central fica na Avenida Astolfo Dutra, 320, centro. A igreja também está presente na cidade em outros seis bairros: Granjaria, à Av. João Inácio Peixoto, 348; Vila Reis, à rua Manoel de Almeida Costa, 239; Ibrahim Mendonça, à rua Manoel Barbosa, 212; Haidêe Fajardo, à rua Dr. Abílio César Novaes, 253-A; Ponte Alta, à Av. Sizenando Dutra de Siqueira, 771; e Leonardo, à rua Antônio de Souza Filho, 25. Ainda é responsável pela direção das igrejas metodistas presentes nas cidades de Miraí (Av. Presendente Médici, 350) e Itamarati de Minas (Rua Mariano Carioca, 28-A). Para servir a estas comunidades de fé, a Igreja Metodista é dirigida hoje por dois casais pastorais: Rev. Otávio Júlio Torres / Revda. Hideíde Brito Torres e Rev. Márcio Gropo Toledo / Revda. Elisandra de Oliveira Souza Toledo.

Os 115 anos de história da Igreja Metodista em Cataguases foram festejados na última semana de maio de 2009, sob o tema “Cumprindo a vontade de Deus nessa geração”(Atos 13.36). Do dia 26 ao dia 31 de maio, diversas atividades foram realizadas, com o objetivo de festejar e prestar gratidão à Deus, em Cristo Jesus, por mais um ano de vida, missão e serviço. As atividades missionárias que marcaram o metodismo cataguasense em 2009 foram: Domingo, dia 24 de maio – Culto de abertura pelos 115 anos (no Templo Central); Terça-feira, dia 26 de maio – Culto pela Família (no Templo Central); Quinta-feira, dia 28 de maio – Painel “A Igreja na linguagem de hoje: Desafios da evangelização e do testemunho na atualidade” (no Templo Central); Sexta-feira, dia 29 de maio - Filme “Prova de fogo” (no Templo Central); Sábado, dia 30 de maio – Celebração de aniversário na Praça Rui Barbosa, com diversas atividades sociais e culto, com pregação da Palavra e a presença da cantora Aline Novaes; Domingo, dia 31 de maio – Encerramento com culto de gratidão a Deus pelos 115 anos da presença da Igreja Metodista em Cataguases (no Templo Central). O Senhor e Salvador Jesus foi o anfitrião desta festa.

Por ocasião desta semana de atividades missionárias, que marcou os 115 anos da Igreja Metodista em Cataguases, Deus falou a todas as pessoas presentes pelo texto de Atos 13.36, desafiando o povo do Senhor a “cumprir a vontade de Deus nesta geração”, assim como Davi o fez no seu tempo.

Foram dias, realmente, de muita alegria, gratidão e, mais uma vez, de serviço ao Reino de Deus, sob o senhorio de Jesus Cristo. Parabéns a todos os membros da Igreja metodista em Cataguases. Toda honra, glória e louvor ao nosso Deus. Aleluia!!!

No ardor missionário desta mensagem, a Igreja Metodista em Cataguases reafirma sua fé em Deus, na continuação do seu serviço ao Reino de Deus. Somos uma Igreja que mantém o mesmo compromisso com a genuína pregação do Evangelho, no acolhimento de todas as pessoas que, sinceramente, desejam arrepender-se de seus pecados e confessar a Jesus Cristo, como único e suficiente salvador de suas vidas. Jesus ama você e a Igreja Metodista também. As portas das nossas comunidades estão sempre abertas à você e sua família. Venha servir ao Senhor conosco.

“A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2 Coríntios 13.14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O povo do coração aquecido

“O justo viverá pela fé” (Romanos 1:17, Habacuque 2:4, Gálatas 3:11, Hebreus 10.38) Uma experiência de mais de um dia John Wesley era um jov...