sábado, 22 de maio de 2010

Santidade de propósito e de vida

William Wilberforce era um jovem parlamentar que estava em pleno mandato quando João Wesley morreu. Ele teve uma profunda experiência com Deus e pensou em abandonar a carreira política e dedicar-se à vida religiosa integralmente. João Wesley lhe mandou uma carta, poucos dias antes de morrer, dizendo a ele que Deus o tinha chamado para, como político, servi-lo e honrá-lo vencendo a escravidão na Inglaterra.
Muita gente associa o chamado de Deus a uma ação pastoral ou ministerial. Não pensa que, sendo membro de Igreja, tem a mesma responsabilidade que a do pastor ou pastora: testemunhar, santificar-se, viver a palavra. Há pessoas cujo chamado é, a seu ver, apenas quando está à frente, liderando. Não é capaz de sentar-se e, de fato, ouvir. Mas a fé vem pelo ouvir. Às vezes, em nossas reuniões, nós, pastores e pastoras, nos queixamos exatamente do oposto disso tudo. Que gostaríamos de sentar, relaxadamente, de coração aberto, e ouvir uma ministração profunda, verdadeira, real, que nos enleve o espírito, que nos alimente.
O chamado de todo crente é para fazer discípulos... Observe se você não é capaz de reunir um grupo de pessoas em sua casa para um jantar ou num salão para celebrar seu aniversário, mas não tem a mesma alegria e entusiasmo para convidar pessoas a estudar a Bíblia com você ou para ir a um culto na igreja. Desde que você aceitou a Cristo, quantas pessoas vieram a ele, inspiradas pelo seu testemunho?
Uma coisa que observo é que, de fato, no ministério pastoral, a gente acaba perdendo a capacidade que o membro tem de influenciar pessoalmente as vidas para Cristo. Sim, discipulamos os membros, mas quando ele quer ouvir algo profundo de Cristo, ele prefere ouvir isto do seu amigo, que conhece e em quem pode confiar, do que do pastor ou pastora, que "ganha para isso"...

William Wilberforce aprendeu o conselho de Wesley e viveu uma vida maravilhosa, para honra do Senhor. Mova-se em busca da santidade de vida pessoal e comunitária. Engaje-se na vida de sua igreja, faça a diferença, sinta-se chamado, pois, de fato, você o é! Sua vida vai mudar para melhor, pois estará no centro da vontade de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O povo do coração aquecido

“O justo viverá pela fé” (Romanos 1:17, Habacuque 2:4, Gálatas 3:11, Hebreus 10.38) Uma experiência de mais de um dia John Wesley era um jov...