quinta-feira, 21 de abril de 2011

Poema: Nada era dele (Gioia Junior) - A propósito da Páscoa


Disse um poeta um  dia,
fazendo referência ao Mestre amado:
"o berço que Ele usou na estrebaria,
por acaso era dele? Era emprestado!

E o manso jumentinho,
que em Jerusalém chegou montado
e palmas recebeu pelo caminho,
Por acaso era dele? Era emprestado!

E o pão - o suave pão,
que foi por seu amor multiplicado
alimentando a multidão
Por acaso era dele? Era emprestado!

E os peixes que comeu junto ao lago,
ficando alimentado. Esse prato era seu? Era emprestado!

E o famoso barquinho?
Aquele barco em que ficou sentado
Mostrando à multidão qual o caminho
Por acaso era seu? Era emprestado!

E o quarto em que ceou ao lado dos discípulos
Ao lado de Judas  que o traiu, de Pedro, que o negou
Por acaso era dele? Era emprestado!

E o berço tumular, que depois do calvário foi usado
de onde havia de ressuscitar
Por acaso era dele? Era emprestado!

Enfim, nada era dele!
Mas a coroa que Ele usou na cruz era dele!
E a cruz que carregou e onde morreu,
Essas eram de fato de Jesus! "

Isso disse um poeta certa vez,
numa hora de busca da verdade;
mas não aceito essa filosofia
que contraria a própria realidade.
 
O berço, o jumentinho, o suave pão,
os peixes, o barquinho, a sepultura e o quarto
eram dele a partir da criação;
Ele os criou - assim diz a Escritura;
mas a cruz que Ele usou, a rude cruz,
a cruz tosca e mesquinha,
onde meus crimes todos expiou,
essa cruz não era sua! Essa cruz era minha!

5 comentários:

  1. A cruz não era dele, para Jesus nunca foi feita uma cruz, as medidas da cruz eram de Barrabas, para o peso e altura de Barrabas.

    ResponderExcluir
  2. Li está poesia há mais de trinta anos atrás e ela ficou gravada na minha mente e no meu coração.Hoje,ao participar de um programa de rádio,ao indicar um louvor que fala da cruz.Meditando na letra do louvor,me lembrei desta linda e emocionante poesia!.
    Parabéns para o autor!

    ResponderExcluir
  3. Raphael Gioia Martins Júnior! O suave poeta cristão que deu-me a satisfação de seu meu colega advogado e professor; meu irmão, meu amigo e meu padrinho de casamento! Que falta faz em nossos dias, em que o materialismo cresce e o culto a Deus diminui! O confortador é que suas palavras - ricas, abençoadas, candentes, espirituais - continuam vivas! Graças a Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Louvado seja Deus.
      Eu cresci em um lar que tocava quase que diariamente o vinil do Gióia junior .Aprendi desde pequeno com minha mãe a admirar esse poeta...

      Excluir

O povo do coração aquecido

“O justo viverá pela fé” (Romanos 1:17, Habacuque 2:4, Gálatas 3:11, Hebreus 10.38) Uma experiência de mais de um dia John Wesley era um jov...